domingo, 24 de maio de 2009

FORÇA

NOSSA DIGNIDADE.


Tentem sempre viver um dia de cada vez, desesperar nunca. Aquele velho ditado que diz que nada como um dia após o outro encaixa perfeitamente.

DORES físicas e na alma terás muitas. Da alma eu curo olhando algo que me encanta como a natureza e sendo sempre positivo. Físicas eu não lhes dou confiança e somente lhes dou importância devida. Repara como estou certo: há dias que estou com dores insuportáveis nalguma parte do corpo onde ainda me resta alguma sensibilidade. Aparece-me entretanto uma dor de ouvidos e imediatamente deixo para segundo plano outra dor que até há pouco me deixava desesperado. Aí está: primeira dor não desapareceu, mas sim eu deixei de lhe dar importância. Conclusão: dá somente a cada dor a importância que merece. Tu és capaz.


Façam tudo para tomar conta da situação e serem vocês a comandar tudo. Nunca se esqueçam que são vocês que estão nessa nova situação e sabem o que é melhor para vós. Não permitam que vos considerem uns inúteis e inválidos que não têm opinião própria. Afinal vossas faculdades mentais continuam intactas, só mudou parte física.

Por mais que nos amem e queiram ajudar eles têm que entender que somos os mesmos e aptos a comandar nossas vidas.


Depender dos outros é muito ingrato. Mas fazer o que, não temos outra alternativa e o jeito é viver com situação o mais normal possível. Se estás rodeado de pessoas que todos os dias te fazem sentir o quanto és um incomodo e uma carga de trabalhos para elas, pondera bem se vale a pena continuares nesse meio.

É importante viveres onde te sintas bem. Tenho um grande amigo que diz muita vez que maioria das vezes o grande problema de um deficiente é o que o rodeia e não a deficiência em si. Que triste quando assim é. Mas em geral é uma realidade.

Bem sabemos que infelizmente pouco ou nada há adequado nossas necessidades para nos acolher. Escolha é quase nula. Pois o que existe é incoportável para nossas miseras pensões.

Mas pelo menos tentem mostrar vosso desagrado e procurem outra solução. Importante fazer- mo-nos respeitar e mantermos nossa dignidade sempre.

Nunca te menosprezes, te sintas esse peso que te querem fazer ser e muito menos um inútil. Em vez disso procura teu caminho, sonhos e certezas. Continuas a ter mesma identidade. Tens é que lutar sempre mais e mais.


INSISTIR SEMPRE.


No inicio tudo parece intransponível e lá surge o desânimo. Tentem olhar para algo bom que restou. Se olharem bem verão que algo nas vossas vidas faz sentido e merece que continuem fortes e a lutar. Tracem objectivos e desistir nunca.

Fácil não será nunca. Mas verão que são mais fortes que alguma vez imaginaram e as forças aparecem sabe-se lá de onde.

FORÇA DE VONTADE, PERSISTÊNCIA E ESSENCIALMENTE PACIÊNCIA é fundamental.

Queres fazer uma pequena tarefa que te parece aparentemente impossível, se não tentares não conseguirás nunca. Segredo é tentares e se não conseguires à primeira nunca desistir e tentar as vezes necessárias até teres sucesso.

Eu ainda hoje 18 anos após acidente chego a ficar 30 ou mais minutos seguidos a tentar algo como afastar meus lençóis de cima dos braços naquelas noites de calor insuportável. Quando estou quase a explodir e esgotado, paro. De seguida com enorme paciência inicio batalha outra vez, desistir jamais. É óbvio q sono desaparece entretanto e questionas-te se valeu a pena. Para mim importante foi ter consigo e vibrar com conquista. Interessa é que consegui.

Nem sempre se consegue o proposto. Interessa é que tentaste.

Tudo que puderes fazer nunca peças aos outros para o fazerem por ti.