quinta-feira, 30 de julho de 2009

AINDA ALCOITÂO...

Segunda-feira fizemos primeira tentativa por-me em pé através cadeira verticalização, correu tudo bem. Como tem que ser gradual somente fiz 10 minutos e 40 graus de inclinação. Iremos tentar mais vezes. Não pude matar minha tremenda curiosidade de saber como será estar em pé tantos anos depois.

Quarta-feira fui fazer T.A.C rins e bexiga. Quando chegar resultado vou consulta Drº Paulo Vale e continuaremos verificar possibilidade implante Neuroestimulador.
Hoje tive hipótese de falar com um paraplégico que usa sistema desde 1996 e esclarecer mais algumas dúvidas.
Está muito satisfeito e sua qualidade vida melhorou significativamente. Problema é que me falou que se beber muitos líquidos e bexiga ficar cheia acontecem perdas. Pensava que jamais aconteceria. Terei que esclarecer melhor assunto com Drº aquando próxima consulta.

Continuo a melhorar dia a dia equilíbrio. Tem sido importante fisioterapia. Treino transferência carro ainda não foi possível treinar. Dias têm sido intensos e preenchidos.

Das 10 horas e 30 minutos às 11:00 tenho A.V.D. (Actividades Da Vida Diária), das 1100 às 12:00 apoio utente informática, 12:00 às 12:30 Fisioterapia Respiratória, 12:30 às 13:00 almoço, 13:00 às 15:00 Fisioterapia, 15:00 às 16:00 Terapia Ocupacional, 16:00 às 16:30 lanche, 16:30 às 18:30 repouso na cama para manter pele em condições, 19:00 jantar e 20:30 deitar. Nalguns intervalos ainda tenho Grupo Inter-ajuda e Psicólogo.
Se houver tempo pode-se sair e passear shoping Cascais que fica a 10 minutos indo de cadeira de rodas. Pede-se autorização e médica responsável assina um passe que nos permite sair. Dentro muros Centro também há muitos espaços verdes para quem não pode ou não quer sair para a rua desfrutar. Há Igreja sempre aberta e missas terças e Domingos. Biblioteca, bar/restaurante, livraria e ateliers.

Tenho me alimentado e dormido melhor que esperava. Ainda bem!
Temos sempre possibilidade acertar nossos gostos e desejos com Dietista. Eu pedi: pequeno-almoço um iogurte liquido e um pão com queijo, almoço temos em geral 4 pratos diferentes para escolher com antecedência -além da sopa, pão e sobremesa-, lanche um batido frutos, jantar prato escolhido como no almoço e antes 24:00 um iogurte liquido. Cada utente escolhe sua alimentação mediante gostos.

TINHA JÁ VOS APRESENTADO DOS MEUS COMPANHEIROS DE QUARTO: Manuel Jacinto e José Rodrigues. Hoje dou a conhecer o Alberto -camisa laranja e à minha esquerda- e João Brites - camisa azul e à minha direita-. Sandra que também está foto é uma utente e amiga.

2 comentários:

  1. É optimo ver o evoluir das coisas na tua vida nesta etapa em Alcoitão. Formam-se laços muito fortes entre vós utentes com untentes e pessoal técnico.
    Espero e desejo que as coisas te corram bem em especial a ti e em geral a todos os utentes daí.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, amigo.

    Sim, criam-se laços entre nós para sempre. Até porque vamo-nos encontrando sempre ao longo dos tempos nos vários internamentos.

    ResponderEliminar