segunda-feira, 27 de julho de 2009

MEU INTERNAMENTO NO CENTRO MEDICINA REABILITAÇÃO DE ALCOITÃO


Como já tinha comunicado minha ausência do blogue deve-se ao meu internamento no CMRA, como ficarei por cá mais tempo que esperava tentarei a partir de agora actualiza-lo e também informar-vos do que por aqui acontecer. Até porque de 15 em 15 dias vou passar fim-de-semana a casa o que também me facilita entrada net.

CONSULTA: todo inicio de ano cá venho eu ao CMRA com meus exames e análises fresquinhos...fresquinhos... para consulta. Este ano calhou dia 22 de Abril. Drª Maria Martim (naquele seu sotaque único que só por sabermos que é espanhola o associa-mos sua pátria) que substitui-a minha médica habitual e depois de observá-los propôs-me internamento -que logo aceitei- para melhor poder-mos examinar minha estimada bexiga, seus cúmplices rins e meus excelentíssimos ossos. Nada que nós tetras não estejamos já mais que acostumados. Ai estas bexigas!

INTERNAMENTO: dia 22 de Junho internamento. Como não era a 1ª vez arrumei tudo sem aperto no coração e sem ansiedade nenhuma. Mesmo lugar de sempre: 1º esquerdo.
Fui recebido pela enfermeira chefe que por sua vez me apresentou meu enfermeiro responsável. Nuno. Embora fosse dos poucos que não conhecia tive uma agradável surpresa ao verificar que é prático, dedicado, profissional e muito presente.

Meus companheiros de quarto foram-se apresentando. Somos 6. Excelente ambiente.
Srº MANUEL JACINTO e sua inseparável maca com rodas e mp3 no ouvido, 58 anos, dono do comando TV (não passa sem as suas novelas da TVI. De vez em quando lá deixa o Brites ver um ou outro concurso rsrs) não é á toa que lhe atribuímos o titulo de chefe da dependência. É o mais velho de idade e internamento. Faz parte e é justo. Se bem que enfermeira chefe á nossa revelia tenha promovido o Brites também a chefe. Ficam os dois. Somos melhor governados.
Voltando ao Srº Jacinto: paraplégico há alguns bons anos devido acidente viação. Uma queda da cadeira de rodas e consequente fractura duas pernas atiraram-no para um hospital que devido posicionamentos obrigatoriamente longos no internamento lhe causaram muitos problemas pele.
Aqui foi operado e está a ser muito bem cuidado. Está quase a começar levantes cadeira. É um bravo homem. Passa quase 12 horas diárias de barriga para baixo deitado na sua maca que o leva para todo lado, sem nunca se lhe ouvir uma pequena queixa e jamais perde a sua boa disposição. E olhem que aquilo não é nada fácil! Bom companheiro, muita experiencia vida, positivo e inteligente. Colega jogos do Brites nas longas tardes após actividades.
Contras: é o primeiro a chegar jornal e nunca me empresta, mas o pior é que agarra-se á minha cadeira para vir de boleia nos longos corredores centro e várias vezes troca rodas maca -ainda estou para descobrir como o faz- e despista-se contra paredes.Vocês nem imaginam força tremenda que maca ao despistar-se bate contra parede.
Alberto (outro camarada quarto) que o diga. Tentou agarrar-se parte trás minha cadeira como ele faz
e zás, lá vai ele e sua maca contra a parede a mil á hora. Nunca mais tentou. Srº Jacinto após embates ri-se á gargalhada. Momentos impares. Pessoas todas preocupadas eu expectante e a tentar fazer um ar de assustado e ele a rir-se. Imperdível. Qualquer dia fazemos estragos.
JOÃO BRITES: 39 anos, paraplégico devido queda sexto andar num acidente trabalho há uns meses atrás, segundo especialistas quem cai de uma altura destas dificilmente sobrevive. Ele teve muitos estragos e recuperação está a ser difícil, mas ele devagarinho irá lá. Infelizmente devido dores intensas e um problema na pele que o obrigam a ficar muito tempo acamado dificulta-lhe
recuperação. Neste momento encontra-se na fase das dúvidas e incertezas. Tem dois traquinas -como ele os chama- de 5 e 8 anos. Rui e Tiago. Uma enorme dor acompanha-o por nunca mais poder brincar com seus filhos e dar-lhes colo como antes. Devido ainda não estar autorizado a ir a casa sua alma não acalma. Há 4 meses que não sai de hospitais. Tenho certeza absoluta que João ainda vai refazer sua vida e vivê-la feliz juntamente com sua familia. Só tem que acreditar e ganhar confiança. Reservado, respeitador, puro e muito educado.
Ah, passa o dia a comer rebuçados e doces. Diz que não bebe líquidos (devido reeducação bexiga líquidos ingeridos são contabilizados) mas estoira todas as tabelas diárias. Desconfiamos que se agarra ás escondidas a toda torneira que vê e serve-se exageradamente. A ele dou-lhe boleia com muito gosto porque ele não é perigoso como srº Jacinto.
ANTÓNIO ALEXANDRE: paraplégico ao ter sido atingido por uma árvore num acidente trabalho há um ano atrás, 44 anos. Esteve só internado para adaptação ortóteses. Vive também em Abrantes. Foi bom conhece-lo e já combinamos nos ir encontrando.
Sua cama agora é ocupada pelo madeirense Nélio que está exactamente a passar pelas mesmas etapas que António. Também é paraplégico e totalmente independente.
Srº JOSÉ RODRIGUES: 49 anos, devido um grave problema cardiaco Neurisma da Orta, 12 operações, 6 meses em coma, contra todas expectativas sobreviveu e recupera lentamente. É amputado de uma perna. Reservado,
descomplicado, seguro e bom ouvinte.
Entretanto ALBERTO 37 anos já chegou depois de mim, paraplégico há 7 anos devido acidente de moto. Foi operado para resolver um problema de pele, correu tudo bem e está quase fazer 1º levante para cadeira. Amigo, disponivel, educado e sempre pronto a ajudar.

Já passou um mês após minha entrada. Entrei numa segunda-feira e logo na sexta comecei a sentir-me muito estranho, eram suores, vómitos, tonturas...levantei-me, almocei e fiz fisioterapia. Piorei e depois de observado, deitaram-me e verificou-se que estava a ter: DISREFLEXIA AUTÓNOMA:
urgência médica, potencialmente fatal, frequente em pessoas com lesões medulares acima de D6.
Resposta simpática exagerada e descontrolada, desencadeada por estímulos nociceptivos originados abaixo do nível da lesão medular, após o período do choque medular.
SINTOMAS: Hipertensão, frequência cardíaca baixa, ansiedade, tonturas, visão turva, náuseas,
transpiração excessiva e rubor acima da lesão, palidez abaixo da lesão, sabor metálico, dor de cabeça intensa e congestão nasal.

CUIDADOS: Deitar doente, avaliar tensão arterial e pulso a cada 5 minutos, identificar estimulo nociceptivo, remover roupa potencialmente apertada, esvaziar lentamente bexiga, remover fecalomas com movimentos suaves, identificar traumatismos cutâneos/infecções, administrar antihipertensor
de curta duração e acção rápida.
No meu caso disreflexia foi causada por uma infecção urinária, fui medicado imediatamente e 48 horas depois estava bem. Infelizmente tive que ficar algaliado e infecções sucedem-se.

Resto do tempo tudo normal. Um estudo Urodinãmico verificou que minha bexiga está descontrolada e teremos que arranjar uma solução. Depois de vários despistes estamos neste momento a estudar hipótese do Neuroestimulador de Brendley. -aparelho que permite a obtenção da micção da
evacuação e da erecção por meio de estimulação eléctrica- Tive primeira consulta de avaliação no Hospital Cuf Descobertas com Urologista Drº Paulo Vale especialista e responsável pela introdução em Portugal neuroestimulador. Esclareceu-me maioria dúvidas, mas necessita de um TAC para melhor avaliação bexiga. Acha que algo de anormal aconteceu com meu sistema urinário, porque se funcionou bem durante 18 anos não deixa funcionar assim abruptamente. Depois exame irei lá outra vez e veremos.
Entretanto irei tentar trocar experiências com utilizadores equipamento. Quero esclarecer todas dúvidas. Infelizmente no nosso pais devido alto valor equipamento e por Segurança Social não comparticipar nas despesas impossibilita uso em maior escala.

Mas como prova Drª Filipa Faria directora e fisiatra deste centro num esclarecedor estudo que publicarei a seguir, isso não corresponde á realidade. Pelo contrário, fica muito mais barato uso Neuroestimulador já não focando melhoria qualidade de vida para obtenção da micção, evacuação e
erecção que usando sistemas convencionais.

Também já fiz Densitometria Óssea. Confirma-se osteoporose avançada e estado colo do fémur lado esquerdo nos preocupe recebi excelente noticia através da minha médica Drª Ana Ferreira que vou começar a tentativa de me por em pé através cadeira de verticalização no ginásio. Será esta semana.
Estou ansioso. Dentro destes 18 anos nunca foi possível fazê-lo minha baixíssima tensão arterial não o permitiu.
Depois destes anos todos sentado nem consigo sequer imaginar a sensação que será estar em pé. Se bem que vamos só tentar.

BOAS NOTICIAS: sempre precisei dos outros para me deitar, levantar, etc., Agora faço-o praticamente só. Preciso somente que me vigiem e ponham tábua transferências, pois é através dela que faço transferências. Continuo a trabalhar equilíbrio e fortalecimento tronco, é fundamental. Eu próprio me surpreendi.
Estes próximos dias iremos tentar transferência carro. Estou expectante. Parece-me mais complicado porque minha cadeira não encaixa bem junto banco carro. Depois darei noticias.

20 comentários:

  1. Muito obrigada por toda a informação e explicações que dás, amigo Edu. Apesar de saber algumas coisas sobre o teu internamento é sempre óptimo ter um relatório pessoal e descritivo da toda uma vivência. Tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
  2. Manuel Jacinto DISSE--!

    Muito obrigado pela referencia que fez há minha pessoa MEO MESTRE

    ResponderEliminar
  3. Gostei do que li, Eduardo! É bom haver testemunhos na 1ª pessoa, pois só quem passa por elas e as sente na pele, consegue explicar tudo!

    Força!

    ResponderEliminar
  4. Muito bem, Sr.Eduardo, espero que a sua força de vontade se mantenha como até aqui pois tenho presenciado tal força, espero estar a altura de continuar a ajuda-lo com o tenho feito. Muito bem, continue. Nuno F.

    ResponderEliminar
  5. DAMAS, obrigado por tudo meu grande amigo.

    Srº Jacinto, não sou seu mestre, mas partilharei sempre tudo que sei consigo com muito prazer.

    Mónica, foi um prazer ter-te conhecido. Espero contar com tuas experiências e vivências neste blogue.

    Enfermeiro Nuno, é bom nós pacientes a viver internamentos termos confiança nos profissionais da unidade saúde que nos acolhe. EU CONFIO EM SI.
    Obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  6. COMO A QUE UMA PESSOA,QUE PRECISA DE AJUDA, FAZ PARA IR PARA ALCOITÃO.
    NESTE MOMENTO ESTA ENTERNADA NO HOSPITAL DE PSIQUIATRIA DE FARO.NÃO TEM NINGEM DE FAMILIA QUE QUEIRA SABER DELA.ELA É BIPOLAR, SÓ ME TEM A MIM, QUE ANDO A LUTAR COM ISTO Á 2 ANOS. DESTA VEZ ELA TEVE UM PICO MUITO FORTE QUE EU NÃO TIVE MÃO.SAIO DE CASA E Á CERCA 2 MESÊS TEM FEITO COISAS HORRIVEIS,DESDE PASSAR POR CASAS PROSTITUIÇÃO,DESDE ANDARE PELAS RUAS DE OLHÃO COMO UMA MENDIGA,LEVANDO PANCADA DAS PESSOAS, OS HOMENS ABUSAM DELA E DEPOIS LARGAM-NA SEM NADA.
    A MARIA JOÃO LEITÃO MOREIRA TEM 29 ANOS E É UM SER HUMANO LINDO. JÁ FOI ENTERNADA 3 VEZ NO HOSPITAL DE FARO,1ª VEZ ENTERNAMENTO COMPULSIVO, 2ªVEZ PROLONGAMENTO DO 1º ENTERNAMENTO E NESTE MOMENTO ESTÁ ENTERNADA PELA 3ª VEZ NO HOSPITAL DE FARO.AJUDEM-ME POR FAVOR NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.

    ResponderEliminar
  7. AJUDEM A MARIA JOÃO LEITÃO MOREIRA.
    ELA NESTE MOMENTO ESTÁ NO HOSPITAL DE PSIQUIATRIA DE FARO.

    OBRIGADO


    VITOR GONÇALVES

    ResponderEliminar
  8. Olá, Vitor Gonçalves!
    Entendo perfeitamente seu desespero. Ter alguém na situação da sua amiga e não poder fazer nada, deve deixá-lo realmente angustiado.
    Preciso saber se Maria João tem alguma deficiência fisica. Se realmente isso acontecer, então poderei orientá-lo sobre possivel consulta neste centro.
    Pois já se deve ter apercebido que este centro é só reabelitação fisica e não mental.

    Aguardo resposta.

    Principal é manter a calma e ter serenidade para poder continuar a ajudar sua amiga.

    ResponderEliminar
  9. É bom ler estas coisas,ainda pra mais quando se fala de pai,meu PAI - Manuel Jacinto! Sempre foi o Dono de todos os comandos!! :p
    Força a todos! :)

    Gi Jacinto

    ResponderEliminar
  10. OI, TENHO UM SOBRINHO DE 20 ANOS QUE LEVOU UM TIRO NO PESCOÇO E FICOU TETRAPLÉGICO, MEU SOGRO DE 86 ANOS QUE CUIDA DELE COM MUITA DIFICULDADE, ELE PRECISA SER INTERNADO EM UMA CASA DE REABILITAÇÃO QUE POSSA AJUDÁ-LO A PELO MENOS FICAR SENTADO NA CADEIRA DE RODAS, POIS NEM ISSO ELE CONSEGUE, VIVE DEPRIMIDO E ESPERANDO A MORTE. POR FAVOR ME AJUDEM A AJUDAR O TIAGO !!!ME INDIQUEM UMA CASA DE REABILITAÇÃO!! FÁTIMA REIS

    ResponderEliminar
  11. Fátima, olá!

    Entendo seu desespero.
    Tem que me responder para o mail do blogue: tetraplegicos@gmail.com se seu sobrinho está em Portugal e se resposta for sim, qual o sistema de saúde que pertence.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  12. oi... tudo bom amigo... meu nome é cristian e sou brasileiro... tetraplegico tambem... seu blog me ajudou muito... sou estudante de psicologia e a tetra plegia é o meu estudo.... cristianservo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Olá que bom que vc existe, estou desde o início do ano procurand um blog como seu, e não conseguia encontrar, o marido da minha irmã ficou triplégico no mês de Janeiro em acidente de carro, e era Policial Militar, depois de muitas idas e vindas de hospital ele agora está em casa, mas é muito difíciol para nós e principalmente pra ele conviver com essa nova condição, com salário de Policial, não dá pra bancar um tratamento ideal, nem na cadeira de rodas ele consegue sentar está sendo devorado por escaras, ele é muito otimista e tem muita fé que irá se recuperar, mas o tempo tá passando e seu otimismo está dando lugar aos poucos a depressão, deve haver algum centro de reabilitação beneficente ou público, é desumano deixa-los, ele e minha irmã sobreviver nestas condições.
    Me ajude...
    valeria.pio@gmail.com

    ResponderEliminar
  14. Valeria, já lhe respondi por e-mail.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  15. Boa Noite
    Gostaria de saber como fazer para o meu pai poder entrar no centro.
    Pois foi operado a um tumor cerebral hemangioma operado a quatro meses no Hospital da Cufas desobertas.
    Fico com o braco e a perna Sem forca completamente pior do que Antes de ser operado pois Antes nao tinha dificuldades de andar e forca nos bracos.
    Agora a fazer terapia mas nao vemos melhoras pois acho que a terapia nao e a suficiente onde anda no momento.
    Hoje falarao-me em Centro de recuperacao de Alcoitao .
    Como poderei fazer la uma consulta?
    Ou terei que ir com o meu pai au neurologista e pedir se podera passar pela caixa para ele la poder se tratar la.
    Agradecia que alguem me podese ajudar.
    Agradecida
    Carla Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, se o seu pai pertencer ao Serviço Nacional de Saúde deve ser encaminhado através do seu médico de família, caso pertença a outro subsistema de saúde pode marcar a consulta diretamente.
      Melhoras para o seu pai e disponha.

      Eliminar
  16. Boa noite , eu gostava de saber se há internet nos quartos . obrigado

    ResponderEliminar
  17. Bom dia gostaria de saber se há camas individuais e se os quartos teem internet obrigado. Josemcesar62@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camas individuais? Não entendi. De qualquer modo vou enviar-lhe um email José.

      Eliminar