quinta-feira, 3 de setembro de 2009

D. AURORA



Conheci D. Aurora no grupo da fisioterapia respiratória. Devido eu estar no 1º piso e ela no 4º, nossa convivência fora grupo é pouca. Mas o pouco que conheci dela foi o suficiente para verificar que é um ser muito bonito, emotivo, sensível, lutador, e cheio de vontade de viver.
Feição do seu rosto transmite ternura e calma. Sempre sorridente, bem disposta e cheia de energia.

Tetraplégica com quase nenhum movimento dos membros superiores e inferiores, tem 58 anos, casada, Mãe de dois filhos adultos e avó de um neto. Vive arredores de Lisboa, na sua casa com ajuda sua empregada que muito estima e seu marido que nunca deixou de estar a seu lado e a apoiar em tudo que ela precise.
Sua família é sua âncora. Sempre prontos a proporcionarem-lhe uma vida o mais digna possível. Fins-de-semana inclusive há sempre tempo para a levarem a belos passeios.
Fala do seu genro com imenso carinho, emoção e orgulho. Inclusive com lágrimas a correrem-lhe pelo rosto abaixo, lembra um episódio em que seu genro durante uma visita que lhe fez ao Hospital, nos primeiros dias de seu levante para a cadeira, lhe limpou rosto cheio lágrimas, e muitos outros excessos com uma ternura tão tocante que jamais esquecerá.

Até aos 35 anos de idade fez uma vida normalíssima. Inclusive trabalhava como profissional de seguros. Até que começou a verificar um pé sempre inchado, corpo inteiro repleto de lesões avermelhadas na pele, excepto rosto.
Consultou dermatologista que logo lhe detectou ARTRITE PSORIÁTICA de origem nervosa e a informou que doença era incurável. Não satisfeita com informação, resolve ir a Londres a uma consulta com outro especialista.
Não adiantou porque informação que lhe prestaram não foi diferente que portuguesa.

Até aos 40 anos seu estado saúde foi sempre piorando. Inclusive somente andava com ajuda de andarilho devido pouca mobilidade e dedos começaram deformar-se.

Para piorar mais ainda a situação, sofreu uma queda da cama que a atirou para cadeira de rodas. RESSONANCIA MAGNÉTICA verificou lesão medula. Foi logo operada e dias depois enviada aqui para o CMRA para reabilitação.

Não poder andar. Sua falta movimentos membros e ser dependente dos outros é sua maior angústia.

Adora conviver. Por isso não abdica de juntamente com mais 5 amigas, ir todos os dias da semana beber seu chazinho e desfrutar de umas tardes agradáveis, num café perto de sua casa.

5 comentários:

  1. MEU QUERIDO MAIS UMA PESSOA AMIGA QUE NOS APRESENTAS.O TEU CORAÇAO CONTINUA CHEIO DE AMOR PELAS PESSOAS TODAS

    ResponderEliminar
  2. Agadeço do fundo do coração € terei sempre como

    Amigo ATÉ AO RESTO DA MINHA ........... VIDA.........E QUE DEUS O

    PROTEJA E ESTEJA SEMPRE AO SEU LADO DA SUA

    AMIGA .....ENESQUEÇIVEL ...AURORA.....

    ResponderEliminar
  3. É COM GRANDE PRAZER QUE VERIFICO COM TU EDUARDO;
    TE INTERESSAS PELO PRÓXIMO PELA MANEIRA COMO TRATAS TODOS.--EU EM ESPEÇIAL FICO-TE MUITO GRATO PELO QUE ME TENS ENSINADO..--EU QUE ESTAVA MESMO NO FUNDO DO POÇO ...DEPOIS DE CONVIVER CONTIGO VEJO A VIDA DUMA MANEIRA DIFERENTE..PRA TODOS OS COMPANHEIROS DA SALA 2 UM ABRAÇO DE AMIZADE E QUE DEUS VOS DÊ TUDO DE BOM....MANEL ZÉ

    ResponderEliminar
  4. D. Aurora, obrigado pelo carinho. Espero que nunca perca esse lindo brilho nos seus olhos.

    Srº Manuel Jacinto, não tem que agradecer nada. Mérito é todo seu. Não é todos dias que se conhece alguém que já passou por tanto e continua alegre, bem disposto e nunca azedo. Conhece-lo foi um prazer. Como já lhe disse e volto a dizer: sempre que precisar conte comigo.

    ResponderEliminar
  5. Tive o privilégio de conhecer essa senhora, mas nunca falei com ela, pois cruzávamo-nos na fisioterapia, se não me engano. Eduardo, você dá um testemunho de várias pessoas q vai conhecenddo, com um grandioso carinho...vindo de si, nada me espanta.

    Beijokas
    Mónica

    ResponderEliminar