quinta-feira, 3 de setembro de 2009

NOVA LEI APOIO À QUALIFICAÇÃO E EMPREGO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


O conselho de ministros aprovou, recentemente, um decreto-lei que define o regime jurídico do apoio à qualificação e emprego das pessoas com deficiência. O Governo aprovou ainda uma resolução que cria o «programa para a inclusão e cidadania». A secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, disse que o primeiro diploma visa a criação de «medidas específicas às pessoas com deficiência e incapacidades», reforçando as competências dos parceiros sociais que trabalham na área e os apoios do Estado.

«Este programa vem, através de diferentes modalidades, qualificar a formação profissional e os apoios às formação profissional, à integração, qualificação das pessoas com deficiência, à adaptação de postos de trabalho e ao acompanhamento pós-colocação», disse Idália Moniz, em conferência de imprensa no final da reunião do conselho de ministros.

Idália Moniz explica que o decreto-lei estipula as formas de credenciação dos «centros de recurso que farão o acompanhamento» das pessoas com deficiência e cria um «fórum para a integração profissional, onde estarão representadas as organizações da sociedade civil que prestam serviços no sector e os serviços públicos.

O objectivo do programa é também «optimizar e fazer chegar a mais pessoas» os «12 milhões e meio de euros em ajudas técnicas concedidas pelo Estado», que se destinam a apoios como «próteses, ortóteses, adaptação posto trabalho e adaptação da viatura para que possam ir trabalhar», disse.
Fonte: TVI 24

2 comentários:

  1. vamos torcer para que essa lei seja cumprida na integra,pois a umdescaso muito grande para com os deficientes fisicos.

    ResponderEliminar
  2. É verdade, António Carlos!

    Até parece que nem existimos na maioria dos casos...

    Vamos ver se não é só mais uma lei.

    Fica bem

    ResponderEliminar