sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

COMO NOSSO PAÍS GOSTA DE BUROCRACIAS...

VOCÊS NEM IMAGINAM MINHAS LUTAS DIÁRIAS PARA OBTER/EXIGIR/PEDIR/TENTAR/RECLAMAR/CONSEGUIR ALGUMA COISA. É DE POR OS CABELOS EM PÉ! UMA AVENTURA CONSTANTE!

CRIAM GABINETES, INSTITUTOS, DEFESA CONSUMIDOR, PROVEDORES...MAS NADA FUNCIONA. E O PIOR É QUE NOTO UMA TOTAL IMPUNIDADE. PARECE QUE NINGUÉM TEM QUE DAR CONTAS A NINGUÉM. E NÓS DESPROTEGIDOS/FRAGILIZADOS SEM SABERMOS COM QUEM CONTAR.

MAS COMO EU SOU DAQUELES QUE NÃO DESISTO FACILMENTE E TEMPO E FORÇA NÃO ME FALTAM...

DEIXO-VOS AQUI UM PEQUENO RESUMO E UMA AMOSTRA ABAIXO COM FACTOS: PRECISEI DE UMA INFORMAÇÃO. CONTACTEI ENTIDADES SUPOSTAMENTE MAIS PREPARADAS PARA ME RESPONDEREM.
NENHUMA RESPONDEU EM CONCRETO MINHAS DÚVIDAS. ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE FOI ÚNICA QUE CONCRETAMENTE FEZ ALGO. MAS NÃO O SUFICIENTE.

COMO ATÉ AGORA NÃO OBTIVE SOLUÇÃO ALGUMA CONTACTEI ENTIDADES MAIS UMA VEZ. VEJAM ABAIXO RESPOSTAS POR PARTE GABINETE NOSSO PRIMEIRO MINISTRO.
É INCRÍVEL COMO ESTES GABINETES RESOLVEM PROBLEMAS CIDADÃOS! REENCAMINHAM E-MAILS E PRONTO.

-1º PEDIDO QUE FIZ FOI DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2009.

De: tetra plegico [mailto:tetraplegicos@gmail.com]
Enviada: segunda-feira, 9 de Novembro de 2009 17:52
Para: Gab Primeiro Ministro - PM
Assunto: Deficiência
Srºs, eu Eduardo Jorge, 47 anos, tetraplégico desde 1991 devido acidente de viação, com grau de invalidez de 90%, desloco-me em cadeira de rodas eléctrica…

Serve este e-mail para por favor me esclarecerem o seguinte:

Desde já grato pela atenção
Eduardo Jorge

-GABINETE PRIMEIRO MINISTRO REENVIA E-MAIL.

2009/11/10 Gab Primeiro Ministro - PM
Exma. Senhora
Chefe de Gabinete da Senhora Ministra da Saúde
Cumpre-me remeter a V. Exa. o e-mail enviado ao Senhor Primeiro Ministro por Eduardo Jorge Cristóvão Dias. Situando-se a matéria no âmbito desse Ministério, solicita-se que seja promovida a sua análise, dando conhecimento ao interessado do andamento que ao assunto vier a ser dado.
Com os melhores cumprimentos

- COMO NUNCA MAIS OBTIA RESPOSTAS, RESOLVI VOLTAR Á CARGA.

De: tetra plegico [mailto:tetraplegicos@gmail.com]
Enviada: quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010 14:39
Para: Gab Primeiro Ministro - PM
Assunto: Re: FW: Deficiência

Exmos Senhores,
desculpem-me a ousadia de continuar a incomoda-los.

Srºs reenviaram e-mail para o Gabinete da Senhora Ministra da Saúde e infelizmente até agora (2 meses depois) continuo desprovido de informação alguma.
Ninguém me contactou ou sequer me tentou esclarecer. Eu não peço favores ou esmolas, mas que me facultem somente informações.

Senhores, eu só contactei vosso gabinete porque já tinha esgotado todas as outras possibilidades.

Senhores, seria tão proveitoso para nós e de certeza para vós também, que da vez de tantos gabinetes e burocracias houvesse alguma entidade que nos ouvisse fisicamente e que realmente tivesse interesse nas nossas causas. Ninguém nos dá vós.

Instituto Nacional para Reabilitação a quem depositamos tantas esperanças, tem uma linha deficiente/directa ao ligarmos e explicarmos que nos custa escrever e nesse caso alguém atender-nos telefonicamente, respondem quase sempre que não. Só por escrito e mesmo assim sem sensibilidade na voz.
Sempre que recorremos a essas linhas vamos cheios de esperança. Parece ser nossa única e última saída. Ligamos e temos uma recepção fria e sem vontade nenhuma de colaborar.

Muito obrigado pela atenção

Eduardo Jorge

-GABINETE 1º MINISTRO DESTA VEZ REENVIA E-MAIL PARA OUTRO GABINETE DIFERENTE.

Gab Primeiro Ministro - PM
para Gab Min Trab Solidariedade Social

data 14 de Janeiro de 2010 17:47

Exmo. Senhor
Chefe de Gabinete da Senhora
Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social

Cumpre-me remeter a V. Exa. o e-mail enviado ao Senhor Primeiro Ministro por Eduardo Jorge.

Situando-se a matéria no âmbito desse Ministério, solicita-se que seja promovida a sua análise, dando conhecimento ao interessado do andamento que ao assunto vier a ser dado.

Com os melhores cumprimentos

- GABINETE ESSE QUE ME AVISA QUE VAI REPORTAR E-MAIL PARA OUTROS GABINETES.

From: Gab Min Trab Solidariedade Social
Date: 2010/1/14
Subject: FW: FW: Deficiência
To: Gab Sec Est Seguranca Social , Gab Sec Est Adj e da Reabilitacao

Por conter matéria da área da competência dos serviços desse Gabinete, junto se reencaminha o presente e-mail solicitando que seja promovida a sua análise, devendo ser prestada ao interessado toda a informação que se mostre adequada ao seu caso.

Com os melhores cumprimentos,

A Chefe do Gabinete

(Ana Luzia Reis)

-INFORMO DESAPONTADO GABINETE 1º MINISTRO SOBRE MINHAS DÚVIDAS DE OBTER SUCESSO COM ESTE PROCEDIMENTO.

de tetra plegico
para Gab Primeiro Ministro - PM
data 15 de Janeiro de 2010 13:03
assunto Deficiência

Exmo Senhor, Fernando Soto Almeida,

como poderá verificar mais uma vez meu pedido desesperado de um simples esclarecimento ao vosso gabinete e reencaminhado por vós ao Gab. Min. Trab.Solidariedade Social acaba de ser reencaminhado para outros gabinetes.

Isto só mostra que não nos dão valor algum. Simplesmente e me desculpe, parece que é uma máquina programada que vai encaminhando automaticamente ajudas dos cidadãos sem personalização nenhuma.

É que se gabinete da Min. Trab. Solidariedade Social a quem Senhor reencaminhou tivesse lido com atenção minha exposição ter-se-ia apercebido que eu próprio já mandei este grito de ajuda ao Gab Sec Est Adj da Reabilitação e como sempre nunca se obtém resposta alguma. Não entendo porque lho enviaram outra vez.

Mais uma vez grato pela atenção...

Eduardo Jorge

- QUESTIONO TAMBÉM GAB. MIN. TRAB. E SOLIDARIEDADE SOCIAL DO PORQUE DE ENVIAREM MEU PEDIDO PARA GAB. SEC. EST. ADJ. REABILITAÇÃO, POIS NÃO TENHO ESPERANÇAS DE OBTER DA PARTE DELES RESPOSTA ALGUMA. SE DESDE 09/11/2009 ATÉ AGORA NÃO O FIZERAM...
tetra plegico
para Gab
)
Exma Senhora Ana Luiza Reis,

agradeço sua resposta, mas como abaixo pode certificar-se eu próprio antes de contactar Gabinete nosso Primeiro Ministro já o tinha feito para inúmeras entidades. Incluindo Gab. Sec. Est. Adj. da Reabilitação. E como sempre não obtive resposta alguma.

Não entendo porque reenviarem-lhe mais uma vez.

Atenciosamente

Eduardo Jorge
2010/1/14 Gab Min Trab Solidariedade Social

DIGAM LÁ SE ISTO NÃO É DESESPERANTE? E É SÓ UMA PEQUENA AMOSTRA DO QUE ME ACONTECE DIARIAMENTE.

NOVIDADES: DEPOIS DE EXPOR O CASO ACIMA, HORAS DEPOIS RECEBO COMUNICAÇÃO ABAIXO.

PELO QUE ENTENDI A DESPACHO DO CHEFE DE GABINETE DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA SOCIAL, MEU CASO VAI SER A PARTIR DE AGORA(CONFORME FRASE TIRADA DA RESPOSTA RECEBIDA POR MIM QUE TRANSCREVO A SEGUIR)TRATADO DIRECTAMENTE COMIGO.
Por orientação superior, esse serviço deverá responder directamente ao beneficiário bem como qualquer pedido de informação adicional.

FICO FELIZ SE ASSIM FOR. MAS VAMOS VER NA PRÁTICA O QUE ACONTECE.

de ISS
para CDSSLisboa
cc tetraplegicos@gmail.com
data 15 de Janeiro de 2010 15:33
assunto FW: FW: Deficiência

Exma Senhora
Directora do Centro Distrital de Lisboa

No âmbito da gestão da mailbox do ISS, reencaminha-se a presente mensagem para dar seguimento ao despacho do Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social, o Sr. Dr. Jorge Damas Rato.

Por orientação superior, esse serviço deverá responder directamente ao beneficiário bem como qualquer pedido de informação adicional.

Solicita-se ainda que seja dado conhecimento da resposta a este Departamento, através do endereço electrónico ISS@seg-social.pt, bem como ao Gabinete, quando o processo estiver concluído.

Com os melhores cumprimentos,

Unidade de Gestão do Atendimento
Departamento Prestações e Atendimento

Instituto da Segurança Social, I. P.
www.seg-social.pt

8 comentários:

  1. Caro, Eduardo.

    Que dificuldade!
    Mas lendo sobre sua luta nas burocracias do estado, fiquei ainda mais incentivado para ir atrás de direitos junto à Seguridade Social.

    Abraços,

    Angelo.

    ResponderEliminar
  2. Tem que ser uma luta minuto a minuto, Angelo!

    Eu não dou tréguas. Infelizmente tem que ser esta a estratégia. Seria bem melhor que assim não fosse.
    Significava que tudo funcionava.

    Fique bem e nunca desista.

    ResponderEliminar
  3. Quanta burocracia, meu amigo! Muito parecido com o que acontece no Brasil!

    Ainda bem que você não desiste. É preciso muita coragem, paciência e determinação. E isso é o que não falta em você, Eduardo! Parabéns!!

    Não vamos desistir e vamos continuar nossa luta!

    Abraços,
    Vera

    ResponderEliminar
  4. Amigo Eduardo,

    Solicite JÁ acesso ao e-mail (cópia) - remetido à Sr.ª Directora do Centro Distrital de Lisboa - onde foi exarado o despacho do Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social, o Sr. Dr. Jorge Damas Rato. [ACESSO A DOCUMENTO ADMINISTRATIVO].

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Vera! Tanto aqui, como aí, injustiças e desrespeito para connosco é uma constante.

    Resta-nos nunca desistirmos de lutar.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Alberto! Obrigado pela ajuda!

    Irei fazer o que me aconselha.

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  7. Carissímo concidadão, não o quero desapontar mas duvido que consiga algo dessa gente.
    Eu ando hà cinco anos, que vai fazer no próximo mês de Agosto, e já recorri ao Gabinete do P.M., Gabinete do Secretário de Estado, S.Social, Presidente da Répública, CNP e, ao anterior Provedor da Justiça, que o tinha como um homem justo, e ainda ao Presente Provedor de Justiça.
    Dos respectivos Provedores, nem uma resposta, do Presidente da República, foi encaminhado para o Gabinete do P.M. não vou repetir as respostas pelo facto de serem as mesmas que lhe dão a si, bem como a todos os portugueses.Não ligam absolutamente nada e ainda fiz mais, liguei para o Gabinete do P.M. e fui atendido por uma senhora e que pretendia saber em que posição estava o meu caso, isto ainda na ligislatura anterior.A Resposta que me foi dada, foi para eu ir insistindo e que o P.M. iria resolver o meu problema, e para eu entender que ele (P.M.)tinha mais que fazer mas que iria tratar do meu caso.Até hoje, tudo na mesma.
    Continuarei a lutar e não me calarei.
    Proponho-lhe o seguinte e que foi o que já fiz, ou seja, contacte com factos o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, que respondem rápidamente no entanto, pedem para esgotar-mos todas as possibilidades junto dos respectivos Organismos Estatais.
    As Respostas da parte do nosso Governo bem como dos outros Ministérios, as mensagens que nos enviam são mensagens (PADRÃO).Isto quer dizer, que é só carregar num botão e aí vai a mensagem que nos deixa com esperanças, mas que não dá em nada.
    Não se cale, porque eu faço o mesmo.
    Um abraço de um dos muitos cidadãos que sofrem a indiferença de quem está no poleiro.
    António

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente tem toda a razão.

    Caso não consiga os meus direitos, além de recorrer ao Tribunal Europeu, tenciono também exigi-los cá através dos nossos tribunais. Discriminação é crime. E neste caso estou a sê-lo.
    Só aguardo umas últimas respostas.

    Abraço solidário e obrigado pela força.

    ResponderEliminar