segunda-feira, 15 de março de 2010

CAMPEONATO MUNDIAL DE BOCCIA EM LISBOA


Vai ter lugar em Lisboa o Campeonato Mundial de Boccia que receberá atletas de mais de 30 países entre os dias 30 de Maio a 10 de Junho de 2010.

Boccia é um jogo de lançamento de bolas através da cadeira de rodas, inspirado num jogo praticado na antiga Grécia do qual descenderam jogos tão distintos como o bowling e a petanca.

O Boccia foi originalmente concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas tornou-se tão popular que hoje em dia é praticado por muitas outras pessoas.

A popularidade deste jogo alastrou de tal forma por todo o mundo, que o Boccia ganhou dimensões de desporto federado num grande número de países.

Em 1984, o Boccia foi reconhecido como modalidade paralímpica e é uma das mais disputada a nível das competições internacionais, desde a Dinamarca à Nova Zelândia.

Boccia é um jogo de pavilhão que pode ser jogado em singulares, pares ou em equipas e 3 jogadores, O campo de jogo tem 12,5 metros de comprimento por 6 de largura.

Cada jogador ou equipa dispõe de 6 bolas vermelhas para uma equipa e 6 azuis para a equipa contrária. Existe ainda uma bola branca (bola alvo), e que é atirada, à vez, por cada uma das equipas, seguindo-se as bolas de cor.

O objectivo é lançar as bolas de cor o mais próximo possível da bola branca.

Cada jogo possui quatro “parciais” nos jogo de singulares ou pares e seis “parciais” nos jogos de equipas.

Os pontos contam-se no final de cada “parcial”, sendo atribuído um ponto por cada bola que esteja mais próxima da bola branca até ser encontrada a primeira do adversário.

Portugal tem um grande historial neste desporto. Entre equipas e singulares, são dos mais medalhados no mundo os atletas portugueses.
Mais informação sobre o campeonato do mundo, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário