quinta-feira, 4 de março de 2010

COITADO. SOMENTE UMA PALAVRA.


A palavra “COITADO/A” deve ser uma infeliz. Quase ninguém gosta dela!

A maioria dos deficientes detestam-na. Ai de quem ao dirigir-se-lhe a utilizar…Maioria diz que faz questão de no mesmo momento repreender a pessoa e avisa-la que coitada é ela.

Eu não consigo entender o porquê, e nem devo julgar ninguém. Cada um sente, reage e age da maneira que bem entender.
Sei somente que eu não me preocupo nada de me chamarem coitado.
Depende obviamente do contexto, maneira como é utilizada a palavra, e de quem a usa. Eu próprio a uso!
Sempre que me chamaram coitado nunca foi para me minimizar, vitimizar, desvalorizar, inferiorizar e outros zares.
Tem somente que se lhe dar o valor devido e não conota-la obrigatoriamente com término de…

Vivo numa comunidade relativamente pequena e ouço-a frequentemente e nas mais variadas situações.
Agora se alguém ao dirigir-se a mim com aquela cara de condolências, vozinha de “funeral” e para completar a cena começar a passar a mão pela minha cabeça, enquanto me chama "coitado", declara como acabado só porque sou tetraplégico…ah, isso não gosto e acabo educadamente com situação. Dirijo-me á pessoa e exijo-lhe que me explique do porquê dela me achar um coitado.
Começa ali uma tentativa de arranjar argumentos descabidos e nunca chegam a conclusão nenhuma.
Então serenamente, e de preferência olhos nos olhos, explico que não sou menos que ninguém, que não me julgue e que não deixei de ser quem era antes do acidente.

Continuo a achar que tudo é relativo, mas principalmente que se não gostamos que nos chamem coitados, DEVEREMOS EDUCAR PESSOAS E NÃO OFENDE-LAS.

7 comentários:

  1. Ótimo texto, Eduardo!!

    Concordo com você, tudo vai depender do contexto da situação.

    Vozinha de "funeral" foi boa, Eduardo! (rss)
    Já vivenciei essa várias vezes.(rss)

    Abraços e fique bem!
    Vera

    ResponderEliminar
  2. O que me parece mais importante é a necessidade de educarmos também a sociedade e não só reclamarmos.

    rsrs, visualizas-te logo a cena da vozinha de "funeral". Impossível não nos identificarmos com ela. rsr

    Olha nós a levarmos isto a brincar...

    bfs

    ResponderEliminar
  3. Como dizia meu avô coitado e filho de rato que nasce pelado.
    grande abraço..

    ResponderEliminar
  4. Coitado do coitado do rato, diria eu. rsr

    Fica bem

    ResponderEliminar
  5. Adorei o texto, desde o título ao conteúdo.Traduz o pensamento de alguém equilibrado que se sabe fazer respeitar!
    Os meus parabéns.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. É por aí, Eduardo!

    Concordo contigo e a educação levando ao conhecimento certo, sempre será eficaz.

    Ah! Minha querida mãe também usa o ditado do avô do Jefferson. Ô rato que a tempos sofre!!!(rsrs)

    Confesso que normalmente não reajo bem quando ouço a palavra coitado e, pior ainda, quando a pessoa que diz usa-a olhando para outra pessoa, dando a entender que não compreendemos nada ou não ouvimos devido a lesão.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. ANA, obrigado pelo carinho!

    ANGELO, já tinha saudades tuas...

    Também não gosto. Mas Angelo, depende muito da pessoa que faz o comentário.
    Eu adoro "velhos" (gosto da palavra e não a acho inconveniente) e lido muito com eles.

    E sei que maioria não usa a palavra para me minimizar.

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar