terça-feira, 27 de abril de 2010

Centros de Medicina Fisica e Reabilitação

Em Portugal quase todos os Hospitais Públicos e privados, têm o seu serviço de Medicina Física e de Reabilitação.
Mas continuo a aconselhar que o melhor será sermos reabilitados e acompanhados por um dos 4 centros de referência do nosso país. Pode sempre que desejar marcar uma consulta em qualquer um deles. Se pertence ao Serviço Nacional de Saúde, basta pedir ao seu médico assistente um relatório o mais detalhado possível com sua informação clínica, respectiva credencial para consulta e transporte assinada pelo director do seu Centro de Saúde, enviar informação e credencial ou deslocar-se ao Centro de Reabilitação que deseja para que seja marcada a consulta. Beneficiários da ADSE, no lugar da credencial basta apresentarem respectivo cartão, segurados necessitam do termo de responsabilidade passado pela sua seguradora
.
CENTRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DE ALCOITÃO: O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão é caracterizado desde a sua constituição, em 1966, por prestar um serviço de excelência em medicina de reabilitação.

Apostando na qualidade assistencial, na formação contínua e na investigação científica aplicada, o CMRA apresenta-se como uma instituição de prestígio, que tem mantido ao longo dos anos um elevado nível de qualidade na resposta às necessidades do seu público-alvo, orientado para um investimento cada vez mais forte na neuro-reabilitação.

O CMRA é considerado um dos melhores hospitais em reabilitação, devido também à visão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o seu legado à comunidade, que tem permitido às pessoas reconstruírem as suas vidas após um acidentes incapacitantes ou doença, estando vocacionado para a reabilitação de pessoas portadoras de deficiência de predomínio físico ou multideficiência congénita e adquirida, de qualquer idade, provenientes de todo o País.

Equipas Multiprofissionais constituídas por: Fisiatria, Enfermagem de Reabilitação, Fisioterapia e Hidroterapia, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicologia Clínica, Ortoprotesia, Educação, Nutrição, Psicologia, Serviço Social.
CENTRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DA REGIÃO CENTRO - ROVISCO PAIS:O CMRRC pretende ser uma instituição modelar, onde o antigo se faça moderno, se valorize um valioso património e contribua para colmatar claras insuficiências nesta área da Saúde, tão carente e com cada vez maiores necessidades numa sociedade em que a maior longevidade e a crescente sinistralidade de todos os tipos vão engrossando a legião de cidadãos a reclamar cuidados de reabilitação.

O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais é um estabelecimento de nível central, que exerce actividade de interesse público nas áreas de cuidados de saúde, ensino e investigação na saúde, "maxime" no âmbito dos cuidados diferenciados de reabilitação, em privilegiada articulação com os restantes serviços de saúde da Região Centro e promove a readaptação e reintegração sócio-profissional das pessoas com deficiência.
CENTRO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DO SUL: O Centro de Medicina de Reabilitação do Sul iniciou a sua actividade em 6 de Abril de 2007 e é uma unidade especializada da rede de referenciação hospitalar de medicina física e de reabilitação do Serviço Nacional de Saúde.

A actividade do CMR Sul pressupõe a prestação integrada de todos os serviços de que o doente deva beneficiar, directa ou indirectamente, relacionados com o seu estado de saúde ou a sua estadia no Centro, no âmbito do tratamento reabilitador. O seu principal objectivo é "devolver" o doente à sua família e ao seu ambiente habitual com o maior grau de autonomia possível, prevenindo complicações futuras e mantendo o doente activo e participante.

O Centro desenvolve ainda actividades de ensino e investigação necessárias à permanente actualização de conhecimentos e técnicas.

O Centro tem como área geográfica de influência directa os distritos de Beja e de Faro, podendo ainda prestar cuidados à população de outros distritos do país desde que tenha capacidade disponível e não ocorram listas de espera.
HOSPITAL CURRY CABRAL: Neste Hospital existe o Serviço de Medicina Fisica e Reabilitação situado no pavilhão N.
Infelizmente seu site está em remodelação e não me foi possível aceder a informação.

ACRESCENTO: Posso dizer que destes centros conheço bem o CMR de Alcoitão e o Pavilhão N no Curry Cabral, pois no Curry Cabral já estive 8 meses e CMR Alcoitão 5, e ao nível de estruturas e profissionais são muito idênticos. Embora me pareça que CMRA no conjunto geral está num patamar superior.

2 comentários:

  1. Rovisco Pais - crianças com deficiência que fequentavam este Centro há mais de cinco anos e a precisarem de terapia foram mandadas embora.
    Com este pensar...vamos longe.
    Só agora é que descobriram que não estão preparados para terem crianças, e que o novo Hospital Ped. Coimbra vai receber todas as crianças, e em vez de fazer 30 Km faço 100Km, pagos do meu bolso e a criança a faltar as aulas.
    Que maravilha! Onde o antigo se faz moderno!

    ResponderEliminar
  2. A sério? Desconhecia. Mas não fizeram nada?

    Irei contacta-los.

    Fique bem e entendo a sua revolta.

    ResponderEliminar