sábado, 3 de abril de 2010

Serviço Nacional de Saúde

Um tetraplégico, meu amigo, que vive nos arredores de Lisboa, e pertence ao Serviço Nacional de Saúde, deu-me a conhecer esta revoltante aventura: Teve um grave problema urinário. Comunicou-o à sua médica do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão onde sempre foi seguido. Foi aconselhado a ser visto por ela o mais depressa possível.

Dirigiu-se ao seu Centro de Saúde da sua área, e como sempre o tinha feito, requisitou a credencial da consulta para o CMRA e transporte adaptado à sua médica assistente. Assinou imediatamente. Mas como actualmente directores dos centros de saúde, têm a última palavra, ficou à espera da autorização e respectiva assinatura do director.

Sempre que aparecia ao centro para levantar termo de responsabilidade, nunca era autorizada a consulta. Em desespero contacta CMRA. Sua fisiatra resolveu fazer-lhe um relatório detalhado, mostrando a necessidade e urgência dele ser atendido no CMRA.
Entregou-o no Centro de Saúde. Mais uma vez foi-lhe negada a autorização para a consulta.
Tenta uma consulta com Director do Centro. É informado que será muito difícil nos próximos tempos, e que inclusive Director trabalhava no Centro de Saúde de outra cidade.

Àquele Centro de Saúde ele deslocava-se em cadeira de rodas, para ir ao outro teria que pedir ajuda. Conseguiu o transporte com um familiar e imediatamente vai tentar explicações com o Director.
Ao chegar ao centro, explica situação à secretária, manda-o aguardar. Sai com credencial na mão e volta com a autorização que necessitava poucos minutos depois. Assim, sem mais um pormenor e ou explicações.

Única certeza que retiro deste episódio é a de que nunca devemos desistir. Fecha-se uma porta. Vamos tentar outra.

2 comentários:

  1. "Fecha-se uma porta. Vamos tentar outra." É isso mesmo, Eduardo! Concordo plenamente.
    Acredito que todas as nossas conquistas e vitórias são através de batalhas e lutas. Não podemos desistir nunca!

    Abraços e fique bem!

    ResponderEliminar
  2. Sabes que o que mais irrita? Muitas/os funcionários destes serviços é que não são competentes.

    Todos sabemos que um Director assina o que secretária vistoriou e lhe põe na mesa. Ele não vai examinar papéis um a um.

    Fica bem.

    ResponderEliminar