quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sugestão de viagem da Accessible Portugal

Portugal é um país com um enorme potencial para a actividade da observação de aves - o birdwatching. Já foram registadas mais de 400 espécies de aves em Portugal Continental, estando esta riqueza avifaunística ligada a um conjunto de factores, entre os quais a localização geográfica privilegiada do nosso país.

A Accessible Portugal disponibiliza-lhe várias opções para desfrutar desta experiência e, quem sabe, descobrir um novo hobbie. Assim, poderá optar por três programas diferentes, consoante o seu objectivo e interesse: tour de meio dia ou de um dia no estuário do Tejo e, também, tour de um dia pelo Alentejo.

Tour de Birdwatching no Alentejo.

Este tour engloba a visita às zonas de Castro Verde e de Mértola, o que permite combinar habitats diversos de enorme beleza e riqueza avifaunística. A área de Castro Verde é a mais importante zona de Portugal para a conservação de aves estepárias. Espécies como a Abetarda, o Sisão, o Cortiçol-de-barriga-preta, a Águia-caçadeira, o Francelho ou o Rolieiro podem ser observadas nesta região com relativa facilidade. Regularmente, são também registadas espécies como o Grifo, o Abutre-preto, a Águia-real e a Águia-imperial-ibérica.

Além do excepcional interesse do ponto de vista histórico, a vila de Mértola é, também, um excelente local para a observação de aves, sendo de realçar a colónia de Francelhos existente nas imediações. O tour inclui ainda a visita a locais do vale de rio Guadiana, nomeadamente ao magnífico acidente geológico que é o Pulo do Lobo, sítio de grande beleza, onde é possível observar diversas espécies rupícolas e outras, como por exemplo a Cegonha-preta, a Águia de Bonelli, o Bufo-real, a Andorinha-das-rochas, a Andorinha-dáurica, o Melro-azul e a Cia.

* Transporte efectuado em carrinha de luxo, com ar condicionado e elevador para cadeiras-de-rodas durante todo o percurso;
* Guia especializado;
* Entrada em áreas protegidas/privadas (quando aplicável);
* Disponibilização de material óptico (binóculos e telescópio);
* Seguros de acidentes pessoais e responsabilidade civil

Fonte e muitas outras alternativas, no site da Accessible Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário