terça-feira, 1 de junho de 2010

Livro Escrito com o Nariz

A advogada Alexandra Lebelson Szafir não anda, não move os braços, não deglute e não fala. Os movimentos que lhe restam são os dos olhos e da cabeça, que move devagar para a direita e a esquerda, como se a vida passasse em câmera lentíssima.

Foi com esse movimento e um software que escreveu "Descasos - Uma Advogada às Voltas com o Direito dos Excluídos". Levou dois anos para encher as 82 páginas em que narra os círculos do inferno das prisões e da Justiça. O software exibe um teclado na tela, e ela escolhe as letras que vão compor a palavra movendo a ponta do nariz -faz as vezes dos dedos.

Para se comunicar, sua cuidadora segura uma tabela de letras, as quais ela aponta com o olhar até formar a palavra, num processo penoso. Alexandra tem uma doença rara, a síndrome de ELA, que pode ser provocada por fatores tão díspares quanto envelhecimento precoce de neurônios, estresse, infecção viral ou excesso de exercício físico em atleta profissional.

Aos 39, Alexandra, irmã do ator Luciano Szafir, sentiu as primeiras dores nas pernas. Para andar, tinha de arrastá-las. Achou que uma bengala resolveria. Dois anos depois estava numa cadeira de rodas. Há um ano e cinco meses, teve de implantar uma sonda para receber alimento. Fez traqueostomia e respira com a ajuda de um aparelho.

O livro de Alexandra foi um desses desafios. Nos anos 90, ela participou de uma experiência inovadora no Brasil por meio do Instituto de Defesa do Direito de Defesa. Criminalista, sócia do escritório de Alberto Toron, fez mutirões em cadeias. Achou um doente mental que estava preso havia meses. Quando levado ao juiz, todos se chocaram com o fato de um homem naquele estado não estar num hospital.

Descobriu que a confissão de oito homicídios por uma só pessoa fora obtida sob tortura. Conheceu um juiz que nem olhava para quem fazia a defesa e, sem ver que o advogado estava em cadeiras de rodas, disse: "Nesta corte é norma que os advogados falem em pé!".

Título:Descasos - Uma Advogada Às Voltas Com O Direito Dos Excluídos
Editora Saraiva
Quanto: R$ 19 (82 págs.) Fonte: Vida Mais Livre

4 comentários:

  1. Sabia das dificuldades que a irmã do Luciano Szafir tinha, mas não sabia que ela encontrava-se nesse estado.
    Outro exemplo maravilhoso de superação, Eduardo!
    Admirável essa mulher! Agora está na defesa de inocentes condenados injustamente...Isso acontece muito por aqui. Há uma podridão muito grande nesse meio jurídico.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Eu só agora conheci a Alexandra. Nunca tinha ouvido falar.

    Apaixonante a atitude dela. Todo este esforço heróico, para proteger e defender os mais fracos.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Nossa! Q dificuldade ela supera! Realmente um exemplo de superação e de atitude digna.Preciso me espelhar nessas grandes mulheres!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  4. Verdade, Andrea! Penso como tu muitas vezes, e grito comigo para deixar de lamentações e agradecer sempre.

    Demais...

    Fica bem.

    ResponderEliminar