sábado, 17 de julho de 2010

Paciente Pede para ser Mantido Vivo Mexendo Apenas os Olhos

Um britânico que ficou paraplégico após um acidente de moto e que os médicos acreditavam estar em coma conseguiu pedir que os aparelhos que o mantinham vivo não fossem desligados mexendo apenas os seus olhos.

Richard Rudd, de 43 anos, sofreu danos à espinha no acidente, em Outubro de 2003.

Sua família então disse aos médicos do Hospital Addenbrooke, em Cambridge, que abriga a mais avançada unidade neurológica da Grã-Bretanha, que ele já havia manifestado que não desejaria viver se estivesse nessa condição.

Mas, com os olhos, ele conseguiu se comunicar com os médicos e pediu que não desligassem os aparelhos que o mantinham vivo e que continuassem o seu tratamento.

Richard é um dos três pacientes da unidade neurológica do Hospital Addenbrooke cuja história é contada no documentário Between Life and Death (Entre a Vida e a Morte)

Avanços da medicina
Os autores do documentário passaram seis meses registrando o dia-a-dia da unidade em Cambridge, para mostrar as novas linhas entre a vida e a morte, alteradas de acordo com os avanços da medicina.

Os três personagens mostrados no documentário são pessoas que deveriam estar mortas em circunstâncias normais, mas que ainda estão vivas graças à intervenção médica.

"Entre a sobrevivência e a morte há uma área ligeiramente obscura... é importante pensar sobre a morte não como um evento, mas como um processo", afirma o neurologista David Menon, um dos médicos retratados no documentário.

"Esse processo pode ser prolongado consideravelmente... e também pode ser interrompido", diz o médico.

Segundo ele, os médicos da unidade concordaram com a realização do documentário por considerar que o debate sobre esses novos limites entre a vida e a morte "é importante para uma sociedade civilizada e pode ajudar as famílias de pacientes".

As famílias dos pacientes e, quando possível, os próprios pacientes, deram a permissão para que eles aparecessem no documentário.

Além de Richard, cuja condição melhorou significativamente após o término das filmagens, o documentário também segue a história de Beckii, uma mulher de 28 anos, mãe de três filhos que sofreu sérios danos cerebrais em um acidente de carro, e Samantha, de 18, cuja morte mostra a impotência dos médicos diante de situações fora de seu controle.

Fonte: Deficiente Ciente

Sem comentários:

Enviar um comentário