terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fome no mundo diminuiu pela primeira vez em 15 anos

As conclusões constam no Relatório da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO, em Inglês) apresentado hoje em Itália. O número de pessoas que passam fome diminuiu 9,6% em 2010 devido à recuperação económica mundial e à baixa de preços dos alimentos face a 2008.

Segundo o relatório da FAO, o número de pessoas que passaram fome no mundo em 2010 diminuiu de 1,023 biliões para 925 milhões, uma diminuição registada pela primeira vez em 15 anos, mas a organização alerta que ainda assim os números continuam elevados.

Os resultados, apresentados em conjunto com o Programa Alimentar Mundial (WFP, em inglês) são animadores mas o relatório refere que, ainda assim, estão longe de atingir a Meta 1 dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, da ONU, que tem como premissa reduzir para 10% a fome nos países em desenvolvimento até 2015.

“Ainda que tenha ocorrido um esperado declínio, o primeiro em 15 anos, quase 1 bilião de subnutridos no mundo continua a ser um número alto demais e acima do objectivo estabelecido pelas metas do milénio, que era de reduzir pela metade o número de vítimas da fome no mundo até 2015”, diz o documento, apresentado na sede da FAO, em Roma, Itália.

A região da Ásia e do Pacífico continua a ser a mais afectada com 578 milhões de pessoas sem acesso às condições básicas de alimentação, mas foi também a região onde a fome mais diminuiu em 2010 (- 12%). Bangladesh, China, República Democrática do Congo, Etiópia, Índia, Indonésia e Paquistão são os países mais afectados por esta calamidade. Só na China e Índia juntas vive 40% da população mundial afectada pela fome. A África Subsariana continua a ser a segunda região onde mais pessoas fome no mundo (239 milhões de pessoas), seguida da América Latina e Caraíbas (53 milhões), Norte de África (37%) e países desenvolvidos (19 milhões).

A organização das Nações Unidas para a alimentação atribui esta descida à melhoria do acesso aos bens primários, sobretudo nos países em desenvolvimento, e à descida de preços dos bens essenciais, depois do período alarmante em 2008, que fez disparar o preço do trigo nos mercados mundiais. Apesar também da aparente saída da crise financeira mundial, a FAO refere que a luta pela erradicação, levada a cabo pelos governos, não deve parar.

A maioria das pessoas afectadas pela fome vive nos países em vias de desenvolvimento (98%), o que corresponde a cerca de 16% do total da população destes países. A FAO alerta os governos para continuarem a criar condições para o desenvolvimento da agricultura, para expandirem as suas redes de necessidades básicas às populações e apostarem na dinamização das zonas rurais e urbanas pobres.
Fonte: Sapo noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário