segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Voluntariado na Junta de Freguesia de São Vicente em Braga

Está pronto para ir para o terreno o projecto de Voluntariado de Proximidade, a actual grande aposta da Junta de Freguesia de S. Vicente. Ontem realizou-se a última reunião preparatória antes dos voluntários meterem mãos à obra, que é como diz, levarem apoio e afecto aos idosos e deficientes da freguesia que se encontram em situação mais vulnerável.

Segundo Amélia Pereira, coordenadora do Banco Local de Voluntariado de Braga e a pessoa que está também a coordenar este projecto de Voluntariado de Proximidade, o projecto conta com cerca de duas dezenas de voluntários, que já estiveram ou estão a realizar formação específica na área.

Já Domingos Alves, elemento da Junta de S. Vicente, a promotora da iniciativa, já foram identificadas “umas 18 situações de vicentinos com carências de vária ordem, desde económicas até afecti vas.

“A nossa missão, dentro do possível, é aliviar um pouco as dificuldades pelas quais estas pessoas estão a passar”, explicou Domingos Alves, realçando que “actualmente, este projecto é a menina dos olhos deste executivo”. Adiantou ainda que o projecto conta com o apoio da Associação Vicentina, sobretudo no que concerne à identificação das pessoas em situação mais delicada.

Prestes a ir para o terreno, o projecto irá ser alvo de reuniões mensais para a avaliar o trabalho que esta a ser desenvolvido e acertar agulhas para mais uma jornada de voluntariado, um voluntariado que “não vai substituir ninguém, mas apenas dar apoio e quebrar o isolamento”, adianta Amélia Pereira.
A próxima reunião está agendada para o dia 2 de Outubro e na altura será feito um primeiro balanço do projecto.
Fonte: Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário