segunda-feira, 15 de novembro de 2010

APADIF vai assumir comemorações regionais do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em 2011

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) vai assumir no próximo ano, a nível regional, as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra a 3 de Dezembro.

O repto, já aceite, foi feito pela Directora Regional da Igualdade de Oportunidades, Natércia Gaspar, que presidiu na Horta ao encerramento de um colóquio organizado por aquela associação na passagem do seu 17.º aniversário.

Na ocasião, Natércia Gaspar justificou o convite "pela capacidade de mobilização da APADIF no que diz respeito a toda a comunidade e ao voluntariado de pessoas e de entidades", o que disse ser excelente e uma boa prática para toda a Região.

Segundo adiantou, a partir de agora a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades e a APADIF vão trabalhar em conjunto para que, no próximo ano, possamos celebrar, em parceria, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência a nível regional.

Conforme anunciou, o Governo está actualmente a trabalhar na concepção do ‘Programa Casa para Todos', uma iniciativa que visa o "apoio técnico e financeiro para a eliminação de barreiras arquitectónicas em habitações próprias, garantindo a todos os elementos do agregado familiar que nelas habitam a acessibilidade ao meio exterior e aos espaços comuns".

Apesar de todo trabalho já desenvolvido, a Directora Regional sublinhou ser necessário "continuar a trabalhar no sentido de permitir a participação em pleno desta população, uma vez que existem ainda muitas situações de pessoas com deficiência sem possibilidade de aceder a serviços de reabilitação, de integrar o sistema de ensino ou o mercado de trabalho ou mesmo de participar em actividades sociais."

Natércia Gaspar revelou também que o Governo dos Açores está presentemente a preparar uma proposta de Decreto Legislativo Regional "que desenvolva na Região as bases gerais do regime jurídico da prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa com deficiência ou incapacidade".

Com sede na Horta, a APADIF foi fundada a 10 de Novembro de 1993, possuindo desde 30 de Outubro de 2002 o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social.
Faial Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário