quinta-feira, 24 de março de 2011

É tão fácil ser feliz e fazer alguém feliz. Se não sabe, a APPACDM da Trofa, ensina!


Nos tempos que correm, em que andamos “à velocidade da fórmula um”, nem dá para nos apercebemos quantas coisas boas e bonitas acontecem à nossa volta. E arranjamos sempre desculpas para o facto de não vermos, não querermos ver, tanta solidariedade, tanto carinho, tanto amor distribuído ao nosso semelhante.

É a instabilidade política, é a crise, que tem “as costas largas” e que nos arranja o mote para não termos tempo para nada. Nem para sermos felizes, nem para fazermos alguém feliz. E é tão fácil!

A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) da Trofa, que é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), através dos seus dirigentes, anda há muitos e muitos anos a mostrar como é tão fácil distribuir carinho a crianças e adultos, considerados “diferentes”, que acolhe nas suas instalações.

Como recompensa a esta abnegação indescritível, a APPACDM da Trofa teve uma redução significativa dos apoios por parte do Estado, que deveria ser o primeiro a reconhecer esse trabalho tão meritório, se entendesse e tivesse sensibilidade para perceber que estes cidadãos podem fazer toda a diferença nos tempos actuais.

Mas a abnegação é tanta, que a Direcção da APPACDM da Trofa, viu-se na “obrigação” de encontrar outras soluções financeiras que permitam prosseguir com o excelente trabalho que tem vindo a fazer e, consequentemente, manter o normal funcionamento da
Instituição, evitando assim a extinção de postos de trabalho e o
reencaminhamento de jovens com Deficiência Mental para casa.

Assim, a APPACDM da Trofa, propõe-nos uma forma de ajudar o próximo e, simultaneamente, preservar o planeta em que vivemos. Apela para que lhe solicitemos a recolha dos nossos resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro, esferovite, pilhas e óleos domésticos) para que sejam tratados na sua empresa de inserção, “Pró-Ambiente”, onde muitos jovens, seus utentes, estão a trabalhar e com bastante sucesso. Assim, não só contribuiremos para a preservação do meio ambiente como também ajudaremos a garantir o bem-estar daqueles que utilizam diariamente esta instituição.

Como se pode verificar, é tão fácil fazermos alguém feliz e consequentemente sermos felizes, desde que saibamos ser solidários com causas tão nobres como esta. Para quem não tem acesso ao contacto da APPACDM da Trofa, aqui fica: Telefone (351) 252 409 060 / 252 414 066 - Telefax (351) 252 409 069 - Rua S. João Bosco, 141,Valdeirigo - 4785 - 357 TROFA. Também através do seu E-mail: appacdmdatrofa@mail.telepac.pt poderão entrar em contacto e recolher mais informações.

Com este pequeno e simples contributo estamos a distribuir carinho e afectividade a jovens e adultos que não constituem um estorvo para a sociedade, mas sim uma mais-valia e nos dão constantes lições de vida. Vá lá, sinta-se útil e feliz. Ajude a APPACDM da Trofa, a arranjar os meios necessários para continuar a sua obra mais que meritória. E, bem-haja!

José Maria Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

www.moreiradasilva.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário