sábado, 26 de março de 2011

Idosos usam cartão para benefícios sociais


Ter comparticipação de 25% em produtos de higiene ou em situação de deficiência e poder fazer obras em casas que já estão degradadas são algumas das vantagens que os idosos de Estarreja têm actualmente. E tudo com a ajuda de um simples cartão. Mais de 400 reformados e pensionistas usufruem dos benefícios sociais do Cartão Sénior Municipal.

A iniciativa nasceu há cerca de cinco anos pela mão da autarquia de Estarreja, mas sofreu modificações este ano. "Para além da medicação, agora as pessoas acamadas têm comparticipação nos produtos de higiene específicos, tais como fraldas, cremes e sabões com PH neutro", começou por explicar a vereadora de Recursos Humanos, Acção Social e Qualidade, Rosa Simão.

Outra novidade é o facto de estes reformados e pensionistas do concelho, com idade igual ou superior a 65 anos, terem agora preferência no programa ‘Casa Melhor’. O programa destina-se a conservar habitações degradadas de pessoas carenciadas. "Qualquer pessoa pode candidatar-se mas agora tem preferência. O programa tem tido muito sucesso. Quem nunca pôde ter uma casa de banho dentro de casa, passa a ter", exemplifica a responsável.

Para além dos benefícios sociais, estes idosos usufruem de descontos nas áreas da cultura, lazer e desporto. "Notamos que cada vez mais participam em actividades desportivas e isso é positivo", disse.

Para que a iniciativa resultasse, a autarquia teve de contar com a ajuda dos estabelecimentos locais. Mais de 60 lojas aderentes ao cartão sénior municipal aplicam descontos nos seus produtos. "Funciona como o cartão jovem, mas para idosos", rematou Rosa Simão.

Fonte: CM

Sem comentários:

Enviar um comentário