sábado, 26 de março de 2011

Vila Real de Santo António já possui Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (SIM-PD)

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou ontem o protocolo com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., com vista à criação do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (SIM-PD) que a partir de agora passa a estar disponível na autarquia.

A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Serrão, além do Presidente da autarquia, Luís Gomes e do Director do Instituto Nacional para a Reabilitação, Rui Ribeiro.

Os Serviços de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade são serviços instalados nas autarquias, especializados no atendimento da pessoa com deficiência, suas famílias, técnicos e profissionais bem como da população em geral, que permitem concentrar num único lugar a informação personalizada e correcta sobre todos os direitos e recursos existentes para os vários casos de incapacidade ou deficiência. Este serviço pretende também encaminhar e acompanhar estas pessoas na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta e no desenvolvimento das suas capacidades para assumirem, nas respectivas comunidades, os direitos e deveres cívicos inerentes a qualquer cidadão.

Este serviço vem juntar-se aos outros já existentes no município de Vila Real de Santo António, como a terapia da fala, transporte a deficientes, “Praia para Todos”, sala de desenvolvimento ou ainda a hidroterapia e reabilitação.

Luís Gomes, afirmou que uma das grandes preocupações tem sido “promover a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, estando para isso a autarquia a trabalhar continuadamente na preparação do espaço público de todo o concelho, eliminando barreiras e criando um espaço com mobilidade para todos”.

Após a sessão e como forma de assinalar o momento, o Presidente da Câmara Municipal entregou a um munícipe com deficiências motoras a chave de um novo apartamento, no Bairro da Catalunha, em Monte Gordo.

Fonte: Rádio Horizonte

Sem comentários:

Enviar um comentário