quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bispo do Algarve pede melhores condições de vida para pessoas com deficiência

O bispo do Algarve defendeu este domingo que é preciso melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência, alertando para a necessidade de criar “espaço e condições para todos”.

D. Manuel Quintas lembrou, na homilia da missa de abertura da visita pastoral a Loulé, que já houve alguns progressos relativamente a esta matéria simbolizados, por exemplo, no facto de se ter passado a designar “pessoas portadoras de deficiência” em vez de “deficientes”, mas sublinhava, ainda assim, ser “preciso que essas pessoas encontrem condições para viverem a vida como missão”.

Alertando que “ninguém se pode pôr de fora”, o prelado evidenciou que ter uma deficiência “não é impeditivo de viver a vida e fazer dela caminho de alegria e felicidade e de serviço aos outros, contribuindo, tal como quem não tem deficiência, para que este mundo seja melhor”.

“Mais importante do que a cura de uma deficiência, é curar a mentalidade de todos aqueles que excluem à partida quem tem uma deficiência”, afirmou o bispo diocesano, considerando que este é um “aspeto importante” que faz parte da “vida humana, coletiva em sociedade” e da “participação e cidadania”.

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário