segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mitos e Lendas da Fisioterapia - Exercício de apertar bolinha após um AVE/AVC


O grande problema de se entregar uma bolinha para uma pessoa que sofreu AVE ficar apertando é que este não é um exercício inofensivo. O AVE manifesta-se frequentemente por alterações do tônus e do controle motor voluntário. Nos membros superiores predomina o chamado padrão ou sinergia flexora, caracterizado por hipertonia dos principais grupamentos flexores gerando uma postura em adução e rotação interna do ombro, flexão do cotovelo, pronação do antebraço e flexão dos dedos.

De modo geral, este padrão permite ao paciente um certo controle sobre os músculos flexores (tanto que eles conseguem apertar a bolinha) porém existe grande dificuldade para conseguir abrir a mão, seja devido a espasticidade agindo como antagonista ao movimento extensor, seja por incapacidade de ativação dos músculos extensores.

Em ambos os casos, o fortalecimento dos músculos flexores de punho e dedos não contribui em nada para a recuperação do controle dos movimentos da mão. Na verdade, estes exercícios podem aumentar ainda mais a espasticidade e resultar em encurtamento muscular e deformidade da mão, dificultando a higiene, o posicionamento e a recuperação dos movimentos.

Portanto, considerem o mito de que apertar uma bolinha ajuda na recuperação de movimentos de uma pessoa com AVE como DETONADO (ERRADO).

Fonte e informação completa: O Guia do Fisioterapeuta

3 comentários:

  1. Meu caro amigo Eduardo Jorge. Este teu precioso blog já está linkado no meu humilde blog. Acabei de assinar a petição online ‘O que queremos é viver’ Movimento Vida Independente em Portugal.
    Darei notícias.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom te-lo por aqui Mário. Também terei muito prazer em incluir seu Aromas: http://aromasdeportugal.blogspot.com/ nos meus "Sites Interessantes".
    Fiz confusão. Pensava que tinha iniciado outro.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Olá Eduardo, sou a agradecer a inclusão do "Aromas" nos seus "sites interessantes".

    Irei visitando este seu cantinho muito interessante e irei comentando e divulgando.

    Ao dispôr e com um abraço :)

    ResponderEliminar