quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rotary vai entregar cadeira de rodas a jovem deficiente


Foi com sucesso que decorreu um peditório realizado pelo Rotary Club das Caldas da Rainha, para reunir verbas para pagar uma cadeira de rodas a entregar a uma jovem deficiente, orçada em perto de 6500 euros.

Cláudia Sousa é uma jovem de 18 anos, residente no concelho de Óbidos, sendo uma das alunas que frequenta a Unidade de Apoio à Multideficiência da Escola E.B. 2,3 Josefa de Óbidos, e apresenta como problemática uma Encefalopatia congénita – Lesão cerebral e deficiência mental profunda. É totalmente dependente de um adulto para se movimentar, movimentando apenas os braços sozinha, deslocando-se numa cadeira de rodas. É uma aluna muito curiosa e atenta, ouve muito bem e reage positivamente a sons e texturas diferentes, contudo não possui linguagem verbal, nem gestual, comunicando com quem a rodeia por expressões faciais.

Para esta aluna a cadeira de rodas constitui uma ajuda técnica essencial e vital para o seu bem-estar e locomoção, representando igualmente a única oportunidade de tentar ultrapassar as suas graves limitações e inserir-se da melhor forma junto da sociedade que a rodeia, não se encontrando presentemente a cadeira que usufrui, adaptada à sua postura corporal, causando-lhe graves dores e perturbações.

O Rotary Club das Caldas prontificou-se a diligenciar pela aquisição da cadeira em causa (que entre outras especiais características é extensível, permitindo ser usada pela jovem para sempre), tendo comparticipado de imediato com cerca de 25% do valor da cadeira, e iniciado diligências de angariação de fundos para efectuar o pagamento global da mesma, iniciando uma Campanha de Ajuda a Cláudia, através de uma subscrição pública para uma conta bancária, e de parcerias de apoio financeiro com instituições públicas e privadas, contando com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, Câmara Municipal de Óbidos, Liga dos Combatentes, Barosa Pescados e outros dadores anónimos.

A entrega oficial da cadeira será feita na cerimónia dos Prémios Escolares a ter lugar no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, no dia 26 de Setembro, pelas 21h00.

“Esta cadeira de rodas irá seguramente facilitar a vida à Cláudia, melhorar a qualidade e o ambiente de todos que a rodeiam”, afirma Isabel Puga, presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha.

Fonte: Jornal das Caldas

Sem comentários:

Enviar um comentário