domingo, 20 de novembro de 2011

Pratyko - Veiculo brasileiro adaptado a utilizadores de cadeira de rodas


Tudo começou com a necessidade de um portador de deficiência física e o empreendedorismo de um grupo de amigos e, oito anos após uma conversa informal numa festa de aniversário, o projeto finalmente vai sair do papel para melhorar a vida de quem depende dos outros para quase tudo.

O Pratyko surgiu na garagem de uma casa em Correia Pinto, a 25 quilômetros de Lages, na Serra Catarinense, para atender as necessidades das pessoas com problemas de locomoção.

Com peças e acessórios de carros normais, rodas e pneus aros 13 e motor de moto 250 cilindradas a gasolina, o protótipo começou a ser construído em 2005 e foi concluído no início de 2011 após investimentos de aproximadamente R$ 100 mil.

Desde então, conquistou espaço em jornais, revistas e canais de televisão do Brasil inteiro e foi um dos destaques da Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), segundo maior evento do gênero no mundo, que ocorreu em abril, em São Paulo.

Tamanha repercussão, principalmente entre as mais de 25 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência no país, sendo um milhão de cadeirantes, atraiu a atenção do poder público, que vai aplicar dinheiro no projeto para que seja realidade o mais breve possível.

Enviado por Mónica Bello - Fonte: ClicRBS

Sem comentários:

Enviar um comentário