quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência em Vila Real de Santo António

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o Instituto Nacional para a Reabilitação estabeleceram um protocolo de cooperação com o objectivo de criar um Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD).

A valência, que se iniciará no dia 3 de Novembro, tem como objectivo melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade – e respectivas famílias –, através da promoção da igualdade de oportunidades e da plena participação social e económica.

Além do apoio mais directo, o SIM-PD garante, às pessoas com deficiência, uma informação acessível, personalizada, global e integrada sobre os seus direitos, benefícios e recursos existentes, fortalecendo as suas capacidades para assumirem, nas respectivas comunidades, os direitos e deveres cívicos inerentes a qualquer cidadão.

O Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência (SIM-PD) desenvolve ainda uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas, valorizando as parcerias locais para encontrar as soluções mais eficazes.

Por outro lado, está incumbido de divulgar as boas práticas de atendimento do cidadão com deficiência e de recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local, identificando os principais problemas existentes e promovendo as soluções adequadas.

Podem recorrer ao SIM-PD pessoas com deficiência ou incapacidade – e respectivas famílias – e técnicos e instituições que intervenham na área da prevenção, reabilitação e integração comunitária das pessoas com algum tipo de incapacidade.

O SIM-PD funciona na Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, às quintas-feiras, entre as 9h30 e as 13h00.

Fonte: CMVR Santo António

Sem comentários:

Enviar um comentário