sábado, 2 de novembro de 2013

5º Encontro Nacional de técnicos e pessoas com deficiência que enquadram a sua actividade nas práticas artísticas

Exmo. Sr. ou Sr.ª:

A Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência, ANACED, Instituição Particular de Solidariedade Social que promove anualmente iniciativas de inclusão que dão visibilidade às reais potencialidades das pessoas com deficiência e que visam contribuir para o alcance de uma sociedade na qual todos se sintam respeitados e reconhecidos nas suas diferenças, organiza no próximo dia 14 de Novembro, no Auditório da Companhia Farmacêutica GlaxoSmithKline, sito na Rua Dr. António Loureiro Borges, n.º 3, Arquiparque – Miraflores, o EN’Arte – 5º Encontro Nacional de técnicos e pessoas com deficiência que enquadram a sua actividade nas práticas artísticas, este ano sobre o tema O papel do Teatro no contexto da Inclusão: novas oportunidades fora de portas.

Muitos acreditam que o teatro para uma pessoa com deficiência só tem utilidade e função como terapia ocupacional ou reabilitação.
No entanto, a produção artística de uma pessoa com deficiência pode ser tão boa quanto a de qualquer outra pessoa. Logo, encarar a produção ou intenção artística de uma pessoa com deficiência como fazendo parte somente de um processo de reabilitação ou de inclusão social, são atitudes que podem ceifar o potencial artístico da mesma.

É, pois, pertinente criar um espaço de debate reflexivo, entre actores com e sem deficiência, encenadores, produtores, técnicos, professores, estudantes e demais interessados, que partindo do tema e das questões, Que tipos de respostas existem para as pessoas com deficiência/doença mental que querem praticar esta expressão artística? Será que sem uma formação académica os actores com deficiência/doença mental podem aspirar à profissionalização e inserção no mercado de trabalho? Qual a abertura dos espaços culturais para integrarem nas suas programações espectáculos realizados por pessoas com deficiência/doença mental? possa conduzir a um conhecimento mais alargado desta realidade de forma a aumentar a intervenção na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Neste sentido, vimos por este meio convidá-lo (a) a participar neste Encontro, e a enriquecê-lo com o seu contributo.

Para aceder ao Programa (Paineis e Workshop Prático) e à Ficha de Inscrição, clique aqui: http://anacedarte.wix.com/anaced#!enarte/cb04.

A inscrição é gratuita e deve ser enviada à ANACED até ao dia 12 de Novembro, através do e-mail (anaced@net.sapo.pt), por correio (Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda, 1349-011 Lisboa) ou por fax 21 364 86 39.
Com os melhores cumprimentos,

A Direcção da ANACED
ANACED
Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência
Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda
1349 -011 Lisboa
Tels. 21 363 68 36 – 21 361 69 10
Fax 21 364 86 39
Visite-nos em http://anacedarte.wix.com/anaced

Enviado por email

Sem comentários:

Enviar um comentário