terça-feira, 22 de julho de 2014

Luva que ensina a tocar teclado para tratar paralisia

Pesquisadores da Georgia Tech construíram uma luva sem fio que pode melhorar a sensação e
habilidade motora em pessoas com paralisia por lesão medular. O equipamento “ensina” o movimento dos dedos através da música. Toque Mobile Music foi utilizado com sucesso por indivíduos com movimento limitado em suas mãos.

A luva se conecta a um computador ou leitor de MP3 que é programado com uma música específica para o teclado. Como as teclas do aparelho são iluminadas a luva envia uma vibração ao dedo correspondente, indicando onde e quando tocar. Dessa forma, o usuário aprende os padrões de digitação apropriados para uma determinada música e o cérebro vai se ambientando com os movimentos. O sistema pode ser usado em teclados musicais de baixo custo permitindo acessibilidade par quem precisa.

O objetivo não é fazer os pacientes se tornarem músicos e sim permitir que os pacientes com lesão medular possam melhorar a sensação e o movimento de suas mãos. "Depois de usar a luva, alguns participantes foram capazes de sentir a textura de suas roupas pela primeira vez, desde o dia da sua lesão", disse Markow, uma das pesquisadoras. Ela acredita que a vibração pode estar desencadeando atividades no córtex sensorial, o que produz uma renovação da sensibilidade na atividade cerebral em áreas adormecidas do córtex motor.

Fonte: BlogdoJSilva

Sem comentários:

Enviar um comentário