segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ocean Vip: Minha nova cadeira de rodas de banho

Há muito tempo que tencionava comprar a cadeiras de rodas de banho Ocean Vip, mas nunca arrisquei fazê-lo porque tinha uma casa de banho pequena, e este modelo é um pouco mais robusto que a maioria dos modelos existentes no mercado, e claro ocupam mais espaço, agora que resido no lar e tenho ao meu dispor uma casa de banho mais ampla e outras condições, pude adquiri-la, e ainda bem que o fiz.
 A falta de equilíbrio no tronco impede-me de utilizar a maioria das cadeiras existentes. Possuem um encosto baixo e maleável, preciso de um encosto alto e constituído por material rijo, tinha de os adaptar e nem sempre conseguia o desejado. A Ocean possui o encosto conforme as minhas necessidades, se fosse uns 5cms mais alto, seria perfeito, mas esta altura já me permite estabilizar.

Este modelo também tem a função de basculação do assento. É facilmente realizado através duma alavanca ergonómica que ativa os pistões de gás para reclinar a unidade de assento (até 35º). Esta função é muito importante para resolver constantes quedas de tensão. Evita a trabalheira de ter de encostar manualmente a cadeira de rodas para trás. Além da basculação também permite regular a altura.
Minha primeira cadeira foi adquirida há 24 anos. O encosto era perfeito, mas o assento péssimo.


À 2ª cadeira que tive foi necessário acrescentar altura ao encosto, mas o suporte de pés foi sempre um problema. Pés escorregavam com frequência e além disso o risco de ferir os tornozelos era enorme. Tinha de os proteger com uma pele de borrego.



Nenhum dos modelos anteriores era desmontável para facilitar viagens. Não podia tomar banho quando viajava. Tive de comprar o modelo mais comum do mercado, mas permitia fácil transporte. Solução foi fazer uma adaptação ao encosto, mas nunca conseguia o equilíbrio desejado.


Na Ocean foi preciso fazer alguns ajustes: arrastadeira teve de ser desmontada e cabos da basculação mudados de posição para permitir encaixe na sanita.

Traz um assento rijo e um muito mais mole, mas como tenho tido alguns problemas de pele, optei por continuar a utilizar a minha almofada antiescaras.

Preço no mercado ronda os €750 mas não esquecer que podem ser adquiridas gratuitamente ao abrigo do Sistema de Atribuição de Produtos de Apoio.



CARATERISTICAS

Possui numerosos detalhes sofisticados – como a altura variável sem esforço e a função de basculação de assento avançada.

Além disso proporciona uma ajuda importante para os prestadores de cuidados de saúde dos utilizadores que sofram de espinha bífida, esclerose múltipla ou para/tetraplegia, possibilitando atendê-los duma maneira mais eficaz e adaptada.

O sistema de basculação da AQUATEC VIP requer muito pouco esforço. O movimento em contínuo é realizado através duma alavanca ergonómica que ativa os pistões de gás para reclinar a unidade de assento (até 35º). Os 2 pistões a gás de aço inoxidável são suficientemente resistentes para servir utentes até 150kg e estão situados de maneira a não impedir o utilizador de aceder à sanita.

Uma das caraterísticas mais inovadoras da OCEAN VIP resulta do seus sistema único de regulação em altura, que permite facilitar as transferências, já que o utilizador está sempre na altura adequada.

Altura do assento – 50, 55 ou 60cm
Largura do assento – 50cm
Largura total – 57,6cm
Profundidade – 104cm (137,5cm com basculação de assento a 35º)
Apoio de pés – Elevam a 35º
Altura – 113 a 136cm
Peso máximo do utilizador – 150kg
Peso – 21,5kg
Cor – branca

EXTRAS
Almofada de assento ergonómica c/ abertura grande
Almofada de assento c/ abertura pequena
Tampa para almofada
Assento conforto universal
Assento extra-suave conforto ergonómico
Protetor higiénico
Barra de segurança
Apoios de perna para amputados (2 almofadas)
Cinto peitoral
Cinto pélvico
Kit de rodas 24“ c/ porta eixo e travões
Aparadeira com tampa (obriga a suporte de aparadeira)
Suporte para aparadeira
Peça de bloqueio para apoio de braços (par)
Bolsa de transporte c/ rodas
kit braços mais largos em 8cm (para transformar OCEAN em OCEAN XL)

Fonte: Fontes de Equilibrio

2 comentários: