quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CRIDEM 2016 / Concurso Nacional de Trabalhos de Pessoas com Deficiência Intelectual

A APPACDM do Porto / Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, a Fundação Manuel António da Mota e a Fundação Montepio uniram esforços para fazer renascer uma grande iniciativa. O CRIDEM / Concurso Nacional de Trabalhos de Pessoas com Deficiência Intelectual vai voltar em 2016, após um interregno de 10 anos, reabrindo-se assim este espaço de estímulo e divulgação da criatividade artística da pessoa com deficiência intelectual.

A partir de 3 de Dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, decorre o período de apresentação de trabalhos, podendo todos os interessados consultar aqui o Regulamento do concurso, bem como imprimir a ficha de inscrição que deve acompanhar as obras de arte.

A criatividade define-se pelas obras e não existe sem elas. Todos os indivíduos têm a potencialidade de criar, sendo o desejo de criar universal. A variação do potencial criador dependerá das oportunidades que terão em expressá-lo, não se esperando com isto transformar as pessoas em génios ou artistas.

O mundo interior das pessoas com deficiência intelectual é um conjunto móvel e não estabilizado de representações de sentimentos, de crenças que tendem a exteriorizar-se na razão directa da sua força e da sua intensidade num mundo muitas vezes sincrético.

No campo da criatividade abrem-se espaços que permitem, ao cidadão com deficiência como a todos nós, comunicar aspirações, emoções e modos de ver. O CRIDEM apenas proporciona, e bem, a oportunidade.

Fonte: CRIDEM 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário