domingo, 16 de outubro de 2016

Vida Independente em destaque na 16ª edição da revista Plural&Singular

Eu: também faço parte desta edição

Vamos falar de Vida Independente. E falar de Vida Independente é falar de liberdade de escolha e da possibilidade de se controlar a própria vida, escolher onde ir e com quem e de decidir o estilo de vida que se quer levar. Falar de Vida Independente é falar de direitos humanos e é falar de uma mudança de paradigma. É falar da vida que qualquer pessoa quer ter, incluindo, uma pessoa com deficiência…

Eis o tema de capa da 16.ª revista digital trimestral da Plural&Singular.
Descarregue  AQUI a revista.

A cerca de 20 dias do final do prazo para o envio de candidaturas ao concurso de fotografia “Inclusão na Diversidade” também revelamos pormenores sobre os elementos do júri e a imagem renovada desta iniciativa que conta com a parceria do Centro Português de Fotografia. Candidaturas abertas até 15 de outubro por email e CTT. Não hesite!

Já na secção Tecnologia e Inovação, damos-lhe a conhecer um negócio social inovador, a “Blindesign”. A Fundação AFID Diferença e a Tetra Pak são as entidades que estão por trás do projeto “Revolta das Embalagens” que assenta em oficinas socio-ocupacionais a criação de produtos de design eco-social através da reutilização de embalagens.

As medalhas, os diplomas e os recordes conquistados pelos 37 atletas portugueses nos Jogos Paralímpicos são destaque no espaço reservado ao Desporto. Portugal superou Londres2012 e sai de Rio2016 com quatro bronzes conseguidos no boccia e no atletismo. Além de um resumo sobre a nona presença consecutiva de uma delegação lusa em Jogos, a Plural&Singular traça o perfil de Manuel Mendes, o atleta “sensação” que brilhou na maratona ao correr “até esfolar”.

O “Hands to Discover”, projeto turístico dedicado à comunidade surda, preenche a secção de Cultura… Porque uma experiência turística pode ser muito mais do que uma subida discreta e rápida à Torre dos Clérigos de folheto na mão… Porque fazer turismo também é saber o que escondem as vielas da Ribeira ou as margens do Douro… Uma equipa de intérpretes de língua gestual quer oferecer turismo acessível à comunidade surda e provar que Portugal sabe receber.

E recorda-se do desafio “Flashes inclusivos”? Sabia que pode fazer parte da Seleção “Paparazzis da Inclusão”? Nesta edição apresentamos o primeiro contributo: António Correia “flashou” com o facto do estacionamento em zona tarifada em Lisboa pela EMEL ser gratuito…

Falamos ainda sobre a ANEM que “mora” em Gondomar, distrito do Porto, mas dá resposta a nível nacional na área da esclerose múltipla, sobre o software criado por Andreia Matos, aluna da UTAD, Vila Real, que permite, de forma automática, fazer o reconhecimento de expressões faciais para que pessoas sem qualquer tipo de mobilidade consigam interagir com o computador, entre muitos outros temas… São 95 páginas de inclusão e diversidade!

Fonte: Plural&Singular

Sem comentários:

Enviar um comentário