sábado, 7 de abril de 2018

Desafios e impactos da inclusão desportiva em debate

Os desafios e impactos da inclusão desportiva são os temas centrais do congresso que o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) organiza na próxima semana, em Braga, no qual marcará presença o líder do movimento paralímpico mundial.


“Queremos debater o processo de inclusão em curso e a passagem das modalidades paralímpicas para as federações regulares, analisar vantagens e eventuais problemas”, disse à agência Lusa o presidente do CPP.

José Lourenço considerou importante para o movimento paralímpico “analisar e avaliar as vantagens e eventuais problemas da inclusão com diferentes agentes, como as federações e académicos”.

O congresso, que decorrerá nos dias 13 e 14 de abril na faculdade de filosofia e ciências sociais da Universidade Católica de Braga, contará com presença de Andrew Parsons, presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC), e dos presidentes dos comités paralímpico europeu e africano.

O encontro servirá também para debater a classificação desportiva – que dita a colocação dos atletas nas respetivas classes tendo em conta o grau de deficiência -, tema que, lembrou o presidente do CPP, “contribui de forma decisiva para a verdade desportiva”.

José Lourenço quer aproveitar a presença de representantes de todos os comités paralímpicos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para uma reunião à margem, que servirá para analisar a criação de uma associação de comités de língua portuguesa.

As inscrições para o congresso, creditado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, ainda decorrem.

3 comentários: